segunda-feira, 1 de agosto de 2016

MANIA DE ADIAR.

Jeito certo de pensar

Deveria ser apenas mais um episódio de fim de tarde, porém, naquela ocasião o acontecido serviu de pretexto para falarmos de psicologia. Aquele sujeito perdeu uma oportunidade de ficar calado, ele era grande, forte, musculoso e jurava que conseguia levantar um saco de cimento, claro sem nunca ter tentado antes. 

Talvez ele tenha achado que seria fácil, pois ele estava observando a facilidade com que o ajudante magricelo do pedreiro pegava e arremessava nas costas todo aquele peso. O exibicionismo e a vontade de impressionar o fizeram propor um desafio a si mesmo, dizendo o seguinte: - Deixa-me ver se consigo! Ops! É meio sem jeito, né!

Depois de três tentativas frustradas, claro com direito a estalos vindo de sua coluna, ele desistiu do desafio. O ajudante aproximou  com olhar de soslaio; disfarçando o sorriso algemado no canto da boca ; num misto de deboche e empatia pelo constrangimento do sujeito, disse com propriedade: - Tem um jeito certo de fazer! 

Se tiver um jeito certo de pegar o saco de cimento, haveria também um jeito certo de pensar? Algumas vezes, vemos pessoas inteligentes e que são confiantes na sua capacidade de pensar, porém, ficam estagnadas e não conseguem ir além de seus sonhos. Por isso, a falta de realização e procrastinação acampa na rotina da pessoa, em tese, seria uma certa arrogância de afirmar o jeito certo de pensar, mas o jeito errado é mais fácil apontar. 

O perfeccionismo é um dos ingredientes psíquicos para a pessoa pensar de forma equivocada, assim pessoas com dificuldade de aceitar erros, lidar com equívocos e não tolerarem o fracasso acabam sempre adianto oportunidades. Ou seja, são aquelas pessoas que estão sempre se preparando para começar algo, mas a certeza de estarem prontas nunca acontece, por exemplo, sujeito já fez mais de 03 faculdades e sempre começa outra, nunca realiza e se lança no mercado por conta do perfeccionismo. O adiamento é a estratégia escolhida, a justificativa de não estar ainda pronto arremata o discurso. 

De algum modo a eterna preparação é por conta do perfeccionismo. O ajudante tinha razão, não basta força e nem o ímpeto da vontade, por vezes, falta o jeito certo de fazer, e, quem sabe, de pensar.

Marcos Bersam

Psicólogo

email: marcosbersam@gmail.com
face: psicólogo marcos bersam
instagram: psicologomarcosbersam
whats: 32 98839-6808

Nenhum comentário:

Postar um comentário