quarta-feira, 15 de junho de 2016

QUANDO VOCÊ NÃO ENCONTRA O PORQUÊ DA DECEPÇÃO

JUSTIFICATIVA ADOECE.
Em busca do sentido.

De fato, você, em tese, não tinha motivos para entender o porquê. Algumas pessoas dizem para mim o seguinte: Meu relacionamento não tem sentido! Meu trabalho perdeu o sentido! Minha vida está sem sentido! 

Qual a relação entre a falta e perda do sentido e angústia existencial? A verdade é que o ser humano necessita de sentido no que propõe a fazer ou viver, assim viver sem essa condição adoece psiquicamente. A pessoa quando sofre uma decepção, traição ou frustração qualquer, sempre se pergunta o porquê, certo? Quando você faz tal indagação afasta o sentido e o significado de si mesmo, no máximo encontra uma justificativa. Há uma diferença enorme entre Por que terminou minha relação? E para quê aconteceu o fim do meu relacionamento?


A justificativa, por vezes, é prima da culpa. Quem tem culpa gosta de justificativas. A pergunta que deve ser incentivada é: Para quê? .A pergunta certa pressupõe você alinhar sua bússola emocional. A pergunta para quê, inteligentemente, convida você a perceber um significado que sempre esteve latente, claro, muitas vezes, não podia ser visto. A pergunta terapêutica deve aproximar , você, do significado e do sentido de tudo que aconteceu de bom ou ruim na sua vida. Sempre temos um para quê adormecido, não tão cansativo como os porquês que nunca são respondidos.


Marcos Bersam
Psicólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário