quarta-feira, 13 de abril de 2016

QUERO MUDAR E NÃO CONSIGO - PSICOLOGIA ONLINE.

POR QUE É COMPLICADO FAZER DIFERENTE?
Abandone as certezas que te aprisionam.
Imagine uma reforma na sua casa, porém, a mudança não permite você mudar posições de colunas e vigamentos, assim, você conversa com seu engenheiro e insiste em fazer uma reforma radical. Então, o engenheiro diz pra você o seguinte: - Só podemos mudar essas colunas , caso façamos outras, pois, sem elas há perigo de desabamento, certo?

Na psicologia as pessoas chegam até o psicólogo, por vezes, querendo pequenas mudanças que não precisam retirar colunas, às vezes, uma pintura nova, um rebaixamento de gesso, no máximo, a troca do piso na fachada do ego. Todavia, mudanças profundas obrigam mexer nas estruturas mais internas, ou seja, nas crenças. Essas são os componentes mais difíceis de mudar de lugar e posição, ora, muito mais resistente que o concreto e aço.

A questão é que quem projetou as colunas-crenças, de nosso edifício psicológico foram nossos pais e aqueles que deveríamos amar-família. Portanto, para muitos, mudar as crenças gera culpa no escaninho da alma. Algumas pessoas dizem para mim : - Como vou mudar a forma de ser , sem contrariar meus pais?

Eis que ,durante um tempo, certas crenças que não são mais uteis devem ser abandonadas para você ter novas oportunidades de crescimento. Confira alguns exemplos:

Não converse com estranhos! Uma crença ensinada na infância, naquele momento de fragilidade ela foi útil para sua segurança, mas, atualmente não tem mais sentido. Ou seja, você precisa abandonar ela, certo? Como ser adulto e conhecer novas pessoas sem dar chance aos “estranhos”?

Sexo e Dinheiro são sujos! A maioria das pessoas com depressão e transtornos de ansiedade aparenta problemas na questão da sexualidade e na realização profissional. Como ter habilidade com algo que é visto como asqueroso, sujo?

Toda família é problemática! Você aprendeu isso algum tempo atrás, por isso, tem acreditado nesse decreto psíquico generalista para sua vida. Algo acontece com sua atitude que você não consegue manter sua família unida, divórcios e rompimentos abruptos fazem parte do seu cotidiano existencial. De fato, depois de algum tempo você sempre abandona a família e começa um” nova” relação. A sua crença confirma sempre suas ações, ou seja, você faz de tudo para ter novamente uma família problemática. As nossas crenças limitantes sabotam a possibilidade de ser feliz.

Seja bonzinho e obediente! A pessoa não sabe falar não, sempre finge estar satisfeita. Não tem coragem de dizer o que pensa e sente. A crença de ser bonzinho foi implantada, lá atrás, na infância. Assim sendo seria mais honesto substituir essa por outra: Seja justo com você e as pessoas!
Marcos Bersam
psicólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário