segunda-feira, 11 de abril de 2016

NOVOS TEMPOS

QUANDO O ELEVADOR ERA TERRA DE NINGUÉM.

Não faz muito tempo, onde o elevador era terra de ninguém, então, apinhado de gente era possível uma pessoa fumando perto de você, certo? A fumaça era tolerada por todos. Nem mesmo a sala de espera do consultório médico estava imune a nuvem de nicotina. A propaganda na televisão anunciava vigor, liberdade e juventude, atitude ,claro, junto com glamour ao anunciar determinado cigarro. A grande questão é que as “verdades” não são eternas, quando falamos de comportamentos e atitudes. Ainda hoje, torna-se possível prever que, daqui um tempo, as pessoas terão que aprender mais sobre psicologia, relacionamentos, autorrespeito, amor próprio, saúde emocional, empatia, resiliência, assertividade, vínculos afetivos, e demais conceitos que não são ensinados na escola. 

Os tempos mudaram, empregos são reformulados, profissões acabando; outras surgindo, condutas questionadas, famílias em novos formatos surgem. Os tempos são outros e algumas mentes ainda estão na mesma época, quando o cigarro era sinal de glamour. Da mesma forma que o tabaco perdeu espaço na sociedade, também posturas psicológicas obsoletas estão em desuso.

Por isso, impor sem dialogar, corrigir sem dar exemplo e obedecer sem questionamentos estão com os dias contatos. Experimente, nos tempos modernos, convencer uma criança pela força, medo, ameaça, por exemplo, não vai demorar você ser questionado e colocado contra a parede com argumentos sensatos e de uma lucidez impactante. 

A obediência cega cedeu lugar à razão de argumentos e questionamentos na forma de educar. A educação que não estiver em sintonia do falar com o fazer, provavelmente, será desmascarada. A sobrevivência emocional, dos tempos atuais, não está atrelada a condicionamentos, força, diplomas, títulos, status e posses. 

Enfim, a capacidade de adaptar a mudança dos novos tempos é que selecionará os que reúnem a condição de despedir das “verdades” que não mais agasalham e nem dialogam com a época atual.



Marcos Bersam
Psicólogo.

e-mail: marcosbersam@gmail.com
whats: 32 98839-6808

Nenhum comentário:

Postar um comentário