segunda-feira, 25 de abril de 2016

Acreditar x Entender.

A verdade é que nem me lembro da aula de física, porém, sei que quando falamos de eletricidade precisamos saber conceitos do átomo, ou seja, como comportam-se elétrons, prótons e nêutrons. No entanto, quando precisamos da eletricidade não necessitamos compreender o átomo em suas minucias e particularidades. Assim, basta você acreditar que a eletricidade está pronta para ser usada na primeira tomada que você tiver pela frente, certo?

Ou seja, a decisão de usar a eletricidade baseia-se na crença de que ela existe independente da sua limitação e entendimento do assunto, assim, do mesmo modo, acontece nas nossas emoções. Algumas vezes agimos sem tem ter entendimento do porquê de tal atitude, entretanto, sabemos como usar a tomada e desfrutar dos benefícios gerados pela decisão de agir.

A maioria dos sonhos realizados necessitou não dá compreensão-cognição, todavia, é indispensável o acreditar-sentimentos.Portanto não precisa ser físico para usar a eletricidade, muito menos ser psicólogo para reconhecer as emoções, tampouco estudar teologia para admitir que milagres existam. 

Algumas pessoas procuram entender por ainda não conseguirem acreditar, na contramão temos outras que acreditam sem terem conseguido entender. A mulher não acredita que o marido não a ama mais, logo tem a necessidade de entender  os motivos dele ser tão complicado e a maltratar sempre. Percebe-se que apenas entender não promove mudanças necessárias. 

Daí, temos pais analfabetos e bem sucedidos na educação de filhos, outros letrados que são obtusos; por exemplo, empresários bem sucedidos que não frequentaram os bancos das faculdades. Enfim, tal como a eletricidade as emoções podem ser assim, basta descobrir a tomada mais próxima do seu verdadeiro eu, em tese, e tirar todos os proveitos, sem a necessidade de entender o mecanismo. A maior tomada que temos está na habilidade de acreditar naquilo que não compreendemos, por vezes, costuma ser nomeada de fé.

Marcos Bersam

Psicólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário