terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

BACHAREL DA PERFEIÇÃO

BACHAREL DA PERFEIÇÃO.

Quando você encarna o papel de critico severo do outro, imediatamente, candidata-se ao titulo de bacharel da perfeição. Ou seja, a partir desse instante você assume perante o outro que possui reserva moral para fazer melhor do que ele, inclusive, tendo a obrigação a partir daquele momento de dar o exemplo com sua conduta.
Então, estacionar nessa posição delirante de mestre, faz você se rebelar com a condição de eterno aprendiz, que todos nós estamos submetidos. Nesse fracionamento psicótico, de entender que você é maior, melhor e mais apto do que seu semelhante, você se entorpece na sua megalomania e no seu narcisismo desmedido.
Não perder de vista a condição de aprendiz, torna-se o antidoto para continuar aprendendo na escola da vida, entender que os percalços e solavancos fazem parte do currículo existencial exigido na universidade das emoções.
Por isso, o fato de ostentar o titulo de bacharel da perfeição, logo entedia os que você colocou como alunos, assim, ocorre a evasão dos - aprendizes imaginários. Diante da evasão escolar, sua pedagogia arrogante se curva a revelia de sua prepotência. Num passe de mágica, você, com seu titulo, se vê diante do único aluno que restou na sua sala mental , ou seja: VOCÊ MESMO. Enfim, nesse momento, o seu titulo de bacharel da perfeição pode começar a ser útil, por exemplo, começando a ter êxito em ensinar a si mesmo, o que tanto acreditava poder ensinar ao próximo. Nesse ínterim, seu título de bacharel da perfeição pode ter a chancela do ministério educação, ou melhor, da humildade.

Marcos Bersam
Psicólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário