segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

MUDANÇA NA HORA CERTA.


MUDANÇA NA HORA CERTA.



        Definitivamente, sua memória não ajuda, no entanto, você já mudou muito até aqui. Então, pouco tempo atrás, você estagiou como gameta, embrião, feto, recém-nascido, criança, adulto e quiçá velho, ainda, que não tenha tido a compreensão e gratidão esperadas por tais dádivas. Decerto, a transição, por essas fases evolutivas, não considerou o seu querer acerca de quando, como e de que maneira mudar de situação, logo não houve negociação para você mudar. A revelia de sua vontade, a mudança sempre acontece. 
        A neurose, quase sempre , é a tentativa equivocada de adiantar, impedir ou acelerar a mudança, isto é, não respeitar o tempo certo de cada uma delas. A pessoa que procura um psicólogo, na verdade; deseja , ardentemente, a mudança no tempo certo, ou quem sabe, possível. A dor, o sofrimento, a inquietude são sinais e sintomas de que a mudança está fora de compasso, atrasada por algum motivo.
         O interessante é que algumas pessoas teimam em querer consentir, proibir, negar, a mudança que muitas vezes já aconteceu, entretanto, a pessoa permanece apegada a crenças e ilusões de que ela controla o incontrolável. Assim, apenas o querer, não impede mudanças, o ego não tem capacidade para reverter o que está com urgência de ser mudado. 
         Por isso, alinhar vontade, querer, desejo e necessidade é uma atitude inteligente para permitir a mudança, esta, não pode ser da boca pra fora, então, não pode se perder nas brumas do querer vacilante. Finalmente, podemos dizer que chega uma hora, que ser renitente, teimoso e "cabeça dura" para aceitar e facilitar a mudança é postura pouco inteligente.Vencer o estado de acomodação e a zona de conforto evita sequelas maiores. Enfim, a mudança é inegociável, intransferível, ou seja, ela é combustível de sua evolução.


PSICÓLOGO MARCOS BERSAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário