quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

MULHERES MARCADAS PARA SOFRER.


Por que certas mulheres escolhem homens inescrupulosos e mantém relacionamentos doentios?

Olá amigos; nesse artigo vamos falar de humilhacao, desprezo, dependência, sofrimentos e desilusão e falência emocional. Como terapeuta é muito comum ser procurado por pessoas principalmente mulheres que buscam ajuda. Quando pedem socorro, encontram-se falidas emocionalmente e em muitos desses casos, a causa apontada por essa é um relacionamento com um homem ausente e inacessível. Tal relacionamento é elencado por ela como causador dessa derrocada existencial.
 

É bem provavel que vocês que estão lendo esse artigo,  conhecem alguma mulher que mantem um relacionamento com parceiros que tem esse perfil.
Ela torna-se um verdadeiro lacaio desse homem, ou seja, pode ser alcoólatra, viciado em jogos, em mulheres; em trabalho. Enfim, qualquer componente que faça com que ele não possa amar e ser amado integralmente. Se vocês não sabem; trata-se de uma neurose, a mulher que escolhe tal companheiro para viver entende equivocadamente a lógica do amor pelo medo.Pode-se dizer, que ela não o ama apesar de dizer e afirmar o contrário. Essas mulheres têm relacionamentos intensos e sempre saem machucadas, pois elas acabam perderam a capacidade de escolher e detectar uma relação doentia de início.
 

Na verdade entra nessas relações por temor, medo do abandono. Esse tipo de mulher exerce certo magnetismo; atraindo para si homens canalhas e inescrupulosos, e esses também gritam por ajuda. Esses homens, comportam-se como vítimas da vida, abandonados e confusos. É uma particularidade dessas mulheres empreenderem esforços desatinados para resgatar marcas profundas do passado de sua infância, isto e, quase sempre forjados num ambiente de escassez afetiva, e concomitantemente com a iminência aterrorizadora do abandono.
 

Na idade adulta; reedita tais marcas do passado no frenesi de equacionar o hiato e a fenda emocional de outrora,  num parceiro que precisa ser ajudado. tanto quanto ela. Essa dedicação incondicional da mulher,  em ofertar ajuda ao parceiro ; na íntimo é o eco de uma tentativa desesperada de fechar as chagas emocionais de sua infância. A mulher marcada para sofrer tem uma autoestima em frangalhos,  como se essa  estivesse com muita sede no deserto, quase morrendo desidratada; diante da primeira poça de água suja a mulher matará sua sede. Esse tipo de mulher pensa:" ruim com ele, pior sem ele".
 

Esses homens identificam inconscientemente a mulher sofredora, ou seja, frases tais como: " Não vivo sem você", " Nunca vou desistir de você", " Vou cuidar de você", podem apontar para uma tendência a destrutiva em relações afetivas.
 

Essas mulheres não se interessam por homens sensatos, inteligentes e disponíveis. Esses são vistos por elas como sujeitos enfadonhos e desinteressantes.  A mulher neurótica não pode arrumar alguém que a valorize; pois isso destroi o significante de menos valia engendrado em sua mente. Se relacionar com alguém "bom", pode significar desmontar a crença de que "Não mereço muito da vida", com isso essa ela sempre buscará quem pode dar menos. Entende?
 

É como se pensassem:" sinto-me menor, pequena e insginificante e nunca importante". Como pode alguém querer me amar de maneira saudável?    Desse modo, o afeto negado na infância, sabota sempre as relações promissoras e saudáveis, tal como um bússola a mulher aponta seu desejo sempre para homens que podem ferir ou machucar.
 

A mulher marcada para sofrer esta sempre saindo de ralacionamentos, e arrumando outro parecido ou pior do que o anterior. Essa mulher se envolve apressadamente, isto é,  a sensatez é inimiga mortal do homem problema e da mulher sofredora. Pode-se falar, que os parceiros apressados, são adultos aprisionados em mentes infantis; órfaos do amor e do desejo. A mulher em  questão,  tem "pena" do seu parceiro, ora achando ser capaz de ajudá-lo, assume sempre  responsabilidade e  a culpa pelos sucessivos fracassos do desse. Enfim, anula-se como pessoa na tentativa de reafirmar neuroticamente o seu amor; a justificativa é a racionalização  do "erro" do parceiro. Tais condutas são mecanismos defensivos do ego, que tornam a percepcão da realidade equivocada e nebulosa. Ajuda-o finaceiramente, mas sempre esta cobrando do parceiro varias coisas,  é sufocadora não aguentando administrar a ansiedade, liga inúmeras vezes durante o dia,  exige e cobra com juros e correção retribuição, ou seja usa a lógica da cobrança.
 

Eu te liguei! Porque você não me ligou? Eu fiz! E porque você não fez? De modo geral esse homem aproveita e vampiriza sugando todas as potencialidades dessa mulher, tornando-se uma relação unilateral e assimétrica. A mulher sente que sua vida não anda, e como se todos os namorados e ralacionamentos fossem a mesma pessoa e no fundo são.Todos têm em comum o mesmo traço de personalidade, todos são potenciais entorpecentes que são usados para anestesiar um sofrimento de outra ordem. Tal como outra droga anestésica que provoca uma cisão da personalidade.
 

 Essa mulher de modo geral passa uma vida toda lamuriando e angustiada; acahando-se culpada de não ter feito o dever de casa para solucionar o problema. A esperança que um dia o parceiro mudará, aduba a sua neurose.
 

Finalmente, não confunda amor com dor, anulação com doação, não transfira para o outro a responsabilidade de cuidar de suas feridas e não faça do seu relacionamento o remédio, ou o veneno para cicatrizar feridas antigas.

MARCOS BERSAM
PSICÓLOGO CLÍNICO

Um comentário:

  1. Se a gente acaba descobrindo qual a causa, como saberemos lidar com isso??

    ResponderExcluir