sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

DESCULPA QUALQUER COISA

Estava a refletir outro dia sobre uma frase comumente ouvida por muitos; tem certas pessoas que se desculpam por algo que nem elas sabem. Confesso a vocês que se você não se policiar não demora muito você esta a repetir o mesmo clichê. O que faz um sujeito pedir desculpa sem saber se cometeu algum deslize; ou grosseria?

Pensando um pouco mais; acredito que devido a autoestima muitas vezes em frangalhos e com a sensação iminente de menos valia; nos desculpamos sempre. Tais pessoas acreditam que são inferiores; sentem-se diminuídas pelos outros. Não venham me dizer que pedir desculpa é um gesto de educação.

Se você acha que tem que agradar sempre; se você acha que não pode contrariar o interlocutor; que o dizer não é um direito seu. Que o sim não merece ser dito em meio a contrariar seus valores; gostos ou preferências. Caso você se identifica com essas situações você é um forte candidato a pedir desculpa por tudo; como mecanismo de defesa egoico de sua insegurança e neurose.

Agora quando a desculpa é reflexo de uma atitude sincera de arrependimento; deve-se aplaudir tal gesto. Nunca é demais atestarmos que é salutar e edificante reconhecer seu erro e na nada mais apropriado que um pedido de desculpa sincero. Quando acontece nesse contexto revela maturidade e humildade e demonstra que sua consciência ainda norteia seus atos.

Agora se você é daqueles que usam aquela frase sem sentido no final de uma conversa “….desculpa qualquer coisa....”; como o outro vai desculpar se ele não tem bola de cristal; e nem tem o dom de advinhar; e nem ele sabe do que você está falando. Quando pedimos desculpa é necessário que a comunicação seja direta e transparente. A pessoa que pede desculpa a revelia na verdade tem a certeza de que sempre é demais; é inconveniente e quem tem serias dúvidas em relação a seu potencial. E não seria nenhum exagero recomendar a esse seujeito dar uma dar uma passadinha no psicólogo.

Então fica combinado ninguém é obrigado a agradar a todos; não sei se vocês sabem; mas existe uma máxima que diz “ o segredo do sucesso ninguém conhece; mas a do fracasso é querer e acreditar que é possível agradar a todos.” Só podemos dizer que o sujeito construiu uma identidade quando ele sabe e tem consciência de que possui limitações e potencialidades.

Então amigo leitor se você não gostou desse artigo; apenas lamento. As desculpas ficam reservadas para dissabores inevitáveis da vida.

Marcos Bersam,
Psicólogo Clínico

Nenhum comentário:

Postar um comentário