segunda-feira, 3 de outubro de 2016

PARE DE FAZER PROPAGANDA DE SUAS SUPOSTAS INCAPACIDADES.

NUNCA TENHA ORGULHO DE SUAS LIMITAÇÕES!

Quando tentei iniciar esse artigo, abruptamente, uma sensação de apreensão acampou na antessala de minha mente. Afinal, relutava em perceber como meu combalido repertório de adjetivos e predicados evidenciava sua escassez. A ideia era descrever uma árvore, estou falando da sequoia gigante, que é encontrada no hemisfério norte. Acredito que chamar de árvore essa espécie, não é justo, talvez até uma ofensa.  Na verdade, ela é uma embaixadora da plenitude celestial na terra, um monumento da natureza, quiçá do universo.  Algumas chegam à marca impressionante de mais de 100 metros de altura, sua longevidade permite atingir milhares de anos. Nesse ínterim, pensei se uma delas tivesse a cabeça do ser humano , com direito a todas suas crenças e limitações.
Com certeza, no máximo, atingiria a altura máxima de 3 metros, sem falar que não viveria mais do que alguns míseros anos.
O ser humano tem a  habilidade de ter orgulho de suas limitações. Algumas pessoas costumam propagandear suas supostas incapacidades, como se isso fosse sinônimo de modéstia. A confusão é terrível. A modéstia é você não precisar falar dos seus feitos, tal como sequoia que convive na floresta com o inseto mais diminuto. Portanto, declarar-se um incapaz e enumerar o que não consegue ou ainda não faz bem é uma forma de vitimizar-se. Se você tem orgulho de suas limitações precisa, urgentemente, de ajuda.
Naquela conversa com  essa pessoa. Ele lhe diz assim:

- Cheguei no meu limite!
- Isso não é pra mim!
- Não nasci para isso!
- Desculpa qualquer coisa!
- Não sei fazer!
- Quem me dera!
- Coitado de mim!

A verdade é que somos excelentes em divulgar nossas mazelas, por vezes, temos a necessidade de criarmos uma imagem de vítimas. Isto é, não é porque somos modestos, mas, sim, covardes. A ideia inconsciente de manter essa imagem é para que você não tenha que chamar a responsabilidade da ação para sua vida. Quando você confessa seu fracasso e suas limitações de antemão, cria uma atmosfera antecipatória para seu fracasso. Algumas pessoas dão desculpas para a falta de realização e, com isso dizem:
-Não te falei!
-Eu sabia!
-Não tem jeito mesmo !
-Sou um fracasso.

Deste modo, algumas pessoas chegam até mim e dizem:
Não aguento mais!
Nesse instante, digo para a pessoa que, agora, é que ela vai conseguir. E, não demora muito ela passa a dizer o seguinte:
- Nem sei como consegui fazer!
A verdade é que o mesmo pensamento que nos diferencia do animal, faz também nos aprisionar em crenças debilitantes. O que você acredita não conseguir não é uma realidade, ou seja,  sua mente apenas tem suposições acerca do limite de suas realizações. Você deve estar se perguntando:
- Mas o que tenho a ver com a sequoia gigante?
A sequoia e você são parte da parentela cósmica. Existe um lastro de vocação para a superação, em ambos, logo não necessitam  de ter orgulho de suas faltas, imperfeições e limitações.
Por último, resta serem monumentos vivos no santuário, chamado planeta terra.


Marcos Bersam
Psicólogo
Whats: 32 98839-6808
e-mail:marcosbersam@gmail.com
face: psicólogo marcos bersam
instagram: psicologomarcosbersam
skype:marcos.antonio.mello.bersam

Nenhum comentário:

Postar um comentário