quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

SEMPRE É TEMPO DE AGRADECER.

Psicologia da gratidão


Numa época que precisamos cada vez mais aprender novas habilidades, conhecer inúmeras tendências e nos preparar sempre, claro, alguns detalhes ficam esquecidos do currículo emocional. A habilidade de agradecer é uma delas, assim, a gratidão é um dos pilares necessários para a saúde emocional.

Até, ai, talvez nenhuma novidade; porém, como funciona a logística do agradecimento?  A gratidão passa pela administração da sua cota de orgulho; pois o entendimento de que você merece mais do que tem é uma complicador quando você tem que equacionar ambição com resignação.

A gratidão não é contrária ao desejo de evolução, a gratidão é um estágio de descanso da pressa da conquista, uma anestesia do tempo de glória, uma atitude consciente de que o necessário foi alcançado. O entusiasmo é primo da gratidão, a alegria funciona como o diafragma do agradecimento, sobretudo, quando sabemos que o medo de não conseguir nos impede de respirar o ideal da esperança.  

O agradecimento não necessita de gestos externos, tampouco demonstrações grandiosas, ora, necessita apenas da pacificação da ansiedade. A decisão de diminuir o ritmo da pauta de conquistas, afrouxar o tempo de glórias, interromper; por apenas ,hoje, a comparação com o outro. Assim sendo, em tese,  tal conduta faz você entrar numa frequência emocional   que deixa você, apto  ,internamente, a desfrutar da capacidade de agradecer. 

Por fim, a gratidão acontece quando a necessidade entra numa espécie de sono agendado; para aí, sim, você despertar e acordar o senso de gratidão sufocado pela pressa de não conseguir celebrar, por hoje, aquilo que ontem foi tão desejado.

Marcos Bersam

Psicólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário