segunda-feira, 21 de setembro de 2015

PRANCHETA EMOCIONAL

COLORINDO COM AS EMOÇÕES.

Resultado de imagem para tintas misturadas

       Certamente, toda criança aprende que as cores primárias são: vermelho; amarelo e azul; portanto sabe-se que da combinação e mistura dessas cores conseguimos todas as outras. Então, experimente misturar o vermelho com o azul, logo você terá o verde; certo? Na ocasião que combinar o vermelho com o amarelo terá como resultado um laranja impactante. Porém, como as cores andam de mãos dadas com o despertar de emoções e sentimentos; pode-se afirmar que conhecer cores ajuda a entender; um pouco mais, da alma humana. As emoções, aliás, tem um ateliê próprio dentro de cada um de nós. Do mesmo modo, que a alquimia das cores exerce fascínio; a combinação de emoções básicas desperta outros sentimentos. A fúria; por exemplo; nasce da combinação de raiva com medo.

     O paralelismo das cores pode ser transferido para a aquarela das emoções, assim, as emoções básicas do ser humano são: medo; raiva; felicidade; surpresa; tal como a combinação de cores primárias faz surgir uma cor que até então não existia; o mesmo acontece quando misturamos certas emoções e sentimentos. A esperança é oferecida , por vezes, como manobra para ganhar tempo. Ou seja, num relacionamento proibido; o sujeito não quer nada contigo; entretanto não afirmou,categoricamente, “ o fim” da relação ou ausência de futuro. Desta feita, alimenta a esperança de que um dia "tudo" será diferente. Aí, seu medo de ser rejeitada com a pseudo esperança gera; em você; aflição e desatino. a ansiedade é a doença da expectativa; da espera; da esperança adoecida. Nessa modalidade de comportamento a pessoa não vive o presente; pois a esperança junto com o medo confundem o calendário emocional das prioridades do indivíduo. 

     
      Ao mesmo tempo que a esperança potencializa o medo; traz um alívio momentâneo, assim, ocorre um conflito entre o que se deve fazer; com o que se consegue. A ansiedade é patrocinada, na maioria das vezes, pela pseudo esperança.  O cenário da ansiedade exagerada ajusta e se afinam com cores de tom enegrecido e acinzentado da dor.  
    
    A questão das cores primárias nos ensina muito, ora, as cores básicas quando misturadas; sem critério, geram painéis e cenários cromáticos desagradáveis. A paisagem mental também é, sem sombra de dúvida, emoldurada por emoções primárias que também, quando misturadas a esmo geram essa inquietude que grassa sob a definição de ansiedade. Por fim, cabe escolher o quanto de cada emoção primária você colocará para misturar na sua prancheta emocional, pois, negligenciar acerca da quantidade de tinta, claro, faz não termos cores “erradas”; talvez; tons equivocados para a ocasião.   



Marcos Bersam
psicólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário